A tempestade tropical Akará se intensifica ao se aproximar da região Sul, mas deve seguir para longe da costa, segundo informações do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller. Nesta terça-feira (20), há previsão de muitas nuvens e chuva a qualquer hora, que pode ser forte no norte e leste do Paraná e no leste de Santa Catarina.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
“A circulação de ventos associada à tempestade tropical no oceano favorece a ocorrência de fortes pancadas de chuva. O sistema já possui ventos de 100 km/h em alto mar; se chegarmos a 110 km/h, podemos ter um furacão de categoria 1”, diz Müller.
Entre a Campanha e a região central gaúcha, o tempo fica firme. Na quarta-feira (21), o tempo ainda vai ser influenciado por esse sistema na costa da região Sul.
No Sudeste, a terça-feira será de tempo instável em todas as áreas. Pode chover a qualquer hora no centro-norte de São Paulo e em toda a metade oeste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte. Nas outras áreas, o sol predomina pela manhã, mas a partir da tarde há expectativa de pancadas de chuva com trovoadas.
No Centro-Oeste, há previsão de pancadas isoladas de chuva alternadas com períodos de melhoria. O tempo fica completamente seco somente no extremo oeste de Mato Grosso do Sul.
No Nordeste, a umidade se concentra no Maranhão, Piauí e Ceará. O mesmo acontece com o oeste da Bahia e interior do Rio Grande do Norte e Pernambuco nesta terça-feira. Ao longo desta semana, vamos ter a intensificação da chuva na região do Matopiba.
No Norte, tempo firme, com muito sol e muito calor em Roraima, no norte do Amazonas, em todo o interior do Amapá e no noroeste do Pará. Céu com muitas nuvens e chuvas mais persistentes no Tocantins, leste do Pará e sul de Rondônia. Nas demais áreas, a terça-feira terá tempo abafado e pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.