Na região Sul, a influência de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) e a circulação de ventos associada à tempestade tropical no oceano favorecem a ocorrência de fortes pancadas de chuva no leste do Paraná e em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (21), a tempestade tropical Akará perde força ao longo do dia.
No sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica firme, o que aumenta o déficit hídrico das lavouras.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Somente na sexta-feira (23) a circulação de ventos volta a ajudar no aumento de umidade em todas as áreas do Sul, com chance de temporal localizado no norte e oeste do Rio Grande do Sul.
A passagem de uma frente fria próxima ao litoral gaúcho aumenta o risco de temporais na fronteira com o Uruguai.
O tempo hoje nas outras regiões do país
No Sudeste, o dia será de tempo fechado, muito nublado e com chuvas persistentes no norte e no leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No extremo norte mineiro, não devem ocorrer aberturas de sol. As outras áreas da região terão sol, tempo abafado, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva.
O tempo fica instável em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com pancadas de chuva ocorrendo a qualquer hora do dia.
No sudoeste de Mato Grosso do Sul, o tempo é firme. Essa condição está restringindo o desenvolvimento de parte das lavouras tanto para soja quanto para o milho.
Nas demais áreas do Centro-Oeste, há sol com aumento de nuvens ao longo do dia, e as pancadas de chuva vêm a partir da tarde.
No Nordeste, o tempo fica instável e chuvoso no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com risco de volumes elevados e temporais no norte maranhense por conta da zona de convergência intertropical (ZCIT). Em Alagoas e no agreste da Paraíba, a chuva é mais passageira, enquanto as demais áreas da região terçai pancadas de chuva com trovoadas. Na quinta-feira (22), o tempo fica ainda mais fechado e chuvoso no Matopiba.
Em quase todo o centro-norte do Amazonas, centro, oeste e norte do Pará, Amapá e Roraima. O sol predomina, faz muito calor e o tempo fica firme.
No Tocantins, o tempo é instável; no leste do estado, a nebulosidade é persistente e chove a qualquer hora do dia, e no restante do estado, o sol predomina, mas também ocorrem pancadas de chuva a qualquer momento. As demais áreas da região recebem pancadas de chuva a partir da tarde.