Sábado, 18
Sul
O sábado começa com previsão de névoa em toda a faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas que logo se dissipa, dando lugar ao sol entre poucas nuvens.
Não há previsão de chuva em grande parte da região, e o destaque fica para a rápida elevação das temperaturas, especialmente no Rio Grande do Sul, devido aos ventos mais quentes que passam a soprar do quadrante norte/noroeste.
Há condição para chuva fraca somente no litoral sul gaúcho, por conta da passagem de uma frente fria afastada do continente.
Sudeste
O dia começa com chance de névoa no leste de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, mas que logo se dissipa dando lugar ao sol.
As temperaturas entram em elevação e o tempo firme predomina sobre grande parte da região. Sem chuva, atenção aos baixos níveis de umidade relativa do ar, especialmente durante a tarde.
Há condição para chuva fraca somente no norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido à umidade que vem do oceano e favorece a formação de nuvens carregadas.
Centro-Oeste
O ar seco e quente predomina. Sem chuva, atenção ao aumento no número de focos de queimada e também ao baixos índices de umidade relativa do ar, que podem causar desconforto em pessoas mais sensíveis ou com problemas respiratórios.
Nordeste
A chuva segue mais concentrada no extremo norte e leste nordestino, devido aos ventos que sopram do mar contra a costa.
No interior da região, tempo firme e seco, sem chance de chuva por enquanto.
Norte
A chuva se concentra mais uma vez no norte do Pará e Amazonas, Amapá e Roraima, na forma de pancadas isoladas. Volumes ligeiramente mais expressivos são esperados no norte do Pará, mas sem valores extremos.
Nas demais regiões, tempo seco e quente.
- Chance de La Niña sobe para 50%; veja o que isso significa para o agro
- Tempo: Centro-Sul do Brasil terá menos chuva no inverno e primavera
Domingo, 19
Sul
O dia começa com chance para névoa no leste do Paraná e Santa Catarina, mas que logo se dissipa dando lugar ao sol.
O tempo seco predomina sobre toda a região, e as temperaturas seguem mais elevadas, acima dos 25 °C em diversos pontos. Sem chuva, atenção para os baixos níveis de umidade relativa do ar durante a tarde.
Sudeste
A circulação marítima que sopra contra a costa mantém a condição para chuva pontual entre o território capixaba e norte fluminense.
Nas demais áreas, o tempo firme predomina, com temperaturas mais agradáveis se comparada ao início da semana.
Centro-Oeste
Previsão de tempo firme, céu claro e ar bastante seco. Atenção sempre redobrada aos baixos índices de umidade relativa do ar e ao aumento no número de focos de queimada na região.
Nordeste
O tempo seco predomina em todo o interior da região, com rajadas de vento que podem variar de moderada à forte intensidade nessas áreas.
A chuva novamente se concentra em áreas mais costeiras, mas com baixos acumulados e de forma pontual. Volumes levemente mais expressivos são esperados no litoral da Bahia, Alagoas e Sergipe.
Norte
Atenção à chuva mais expressiva no norte do Amazonas, Roraima e norte do Pará, por causa de instabilidades que atuam próximo à região combinadas ao calor e umidade.
O tempo seco mais uma vez predomina no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins.