Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Tempo estável favorece colheita da soja no Pará; veja a previsão completa

Já as áreas de baixada no Sul do país devem registrar temperatura mínima de 4 ºC com risco de geada fraca

Confira a previsão do tempo desta quarta-feira (10) nas diversas regiões do Brasil e entenda como o clima pode impactar a produção agropecuária.

Sul

O tempo continuará firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com a atuação de uma massa de ar mais seca e fria que inibe a formação de nuvens na região. As chuvas chegam somente no norte do Paraná, em que os acumulados devem girar em torno dos 15 e 25 mm. O solo nesses três estados conta com boa umidade. Nesta quarta-feira (10), a temperatura mínima pode chegar a 4 ºC ou 6 ºC nas áreas de baixada com risco de geada fraca.

Em Cascavel (PR), temperatura máxima de 24 ºC e mínima de 13 ºC.
Em Caçador (SC), temperatura máxima de 22 ºC e mínima de 8 ºC.
Em Vacaria (RS), temperatura máxima de 18 ºC e mínima de 4 ºC.

Sudeste

A frente fria avança pela região, deixando o tempo com mais nebulosidade no centro-sul de São Paulo e sudeste de Minas Gerais. Nessas regiões, são previstos acumulados de cerca de 25 mm no decorrer do dia. O tempo segue firme nas outras regiões, o que favorece as operações em campo e aplicação de defensivos agrícolas. A ausência de chuvas no noroeste do estado mineiro preocupa os produtores devido ao estresse hídrico nas lavouras.

Em Sacramento (MG), temperatura máxima de 27 ºC e mínima de 16 ºC.
Em Brejetuba (ES), temperatura máxima é de 24 ºC e mínima de 15 ºC.
Em Guaíra (SP), temperatura máxima de 29 ºC e mínima de 18 ºC.

Centro-Oeste

Devido ao avanço de uma frente fria, acumulados de chuva de até 30 mm estão previstos na faixa central de Mato Grosso do Sul, diminuindo as temperaturas no centro-sul do estado a partir de amanhã (11), mas sem risco de geada. Nas demais regiões, o clima contribui para o manejo do solo e tratamento fitossanitário principalmente para controle da cigarrinha do milho. Já a diminuição das chuvas no noroeste de Mato Grosso favorecem a colheita do café na região.

Em Sorriso (MT), temperatura máxima de 30 ºC e mínima de 19 ºC.
Em Tacuru (MS), temperatura máxima de 25 ºC e mínima de 16 ºC.
Em Iporá (GO), temperatura máxima de 31 ºC e mínima de 18 ºC.

Nordeste

O tempo se mantém firme na maior parte das áreas, embora acumulados de até 20 mm sejam esperados na faixa norte do Maranhão, assim como na área central do litoral da Bahia. Esse tempo mais estável contribui para o avanço da colheita da soja, café e milho primeira safra. Porém, a falta de chuvas prejudica lavouras de milho segunda safra, pastagens e feijão no interior da região.

Em Barreiras (BA), temperatura máxima de 32 ºC e mínima de 22 ºC.
Em Balsas (MA), temperatura máxima de 32 ºC e mínima de 23 ºC.
Em Uruçuí (PI), temperatura máxima de 34 ºC e mínima de 24 ºC.

Norte

Atenção para chuva volumosa para o noroeste do Amapá, centro-sul de Roraima e noroeste do Pará, onde os acumulados previstos podem chegar a 180 mm, tendo potencial para gerar transtornos no campo e área urbana. O tempo mais firme no Acre e Rondônia contribui para colheita do café. O clima segue mais estável no centro-sul do Pará, beneficiando o avanço da colheita da soja.

Em Santarém (PA), temperatura máxima de 32 ºC e mínima de 23 ºC.
Em Miranorte (TO), temperatura máxima de 32 ºC e mínima de 22 ºC.
Em Cacoal (RO), temperatura máxima de 29 ºC e mínima de 21 ºC.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile