Confira como o tempo vai se comportar neste sábado (28) e domingo (29).
Sábado (28)
Sul
Pode chover em praticamente toda a região, e o risco de temporais com ventos, raios e granizo é alto.
Os maiores acumulados, entre 100 e 200 milímetros, são esperados entre o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná. Atenção principalmente ao alto risco para inundações até o fim do dia.
Sudeste
O fim de semana começa com chuvas espalhadas em forma de pancadas fortes, especialmente em São Paulo e Minas Gerais. Há risco para vendaval, raios e eventual queda de granizo, devido à combinação entre calor e umidade provocada pela aproximação de uma nova frente fria.
Atenção no centro de Minas Gerais com chance de eventos extremos: ainda que de maneira pontual, são esperados volumes de chuva de 40 a 130 milímetros.
Centro-Oeste
São esperadas pancadas de chuva em boa parte da região, mesmo que sejam rápidas e intercaladas com períodos de melhoria, em que o sol aparece e a temperatura sobe.
Volumes mais expressivos podem ser registrados no sul e oeste de Mato Grosso do Sul e no leste de Goiás, não se descartando o risco para algum transtorno pontual. No norte de Mato Grosso, a condição de chuva é menor.
Nordeste
O último fim de semana de outubro será marcado pelo tempo completamente seco e ensolarado em praticamente toda a região.
Existe uma pequena chance de chuvas isoladas no Ceará, na Paraíba e em Pernambuco, mas nada que deva chamar a atenção devido ao baixíssimo volume acumulado.
Norte
Pancadas de chuva são esperadas apenas no oeste da região. Elas serão rápidas e intercaladas com períodos de melhoria em Rondônia, no Acre e no oeste do Amazonas. Volumes entre 5 e 20 milímetros são esperados.
Na maior parte da região, entretanto, o tempo fica completamente seco.
Domingo (29)
Sul
O dia será marcado pelo tempo firme em boa parte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, ou seja, uma importante trégua após as chuvas extremas de sexta (27) e sábado.
As instabilidades associadas a uma frente fria continuarão avançando pela região e ainda podem provocar volumes entre 40 e 70 milímetros entre o norte de Santa Catarina e boa parte do Paraná, principalmente a região central. Temporais com ventos, raios e granizo também podem atingir o território paranaense até o fim do dia.
Sudeste
Pancadas de chuvas ainda se espalham por todo o estado de São Paulo, boa parte do Rio de Janeiro e pela metade sul de Minas Gerais, devido à aproximação de uma frente fria e o suporte de um corredor de umidade.
Volumes significativos são esperados e há risco de transtornos, especialmente entre o Vale do Paraíba e o sul de Minas Gerais.
No Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais, o tempo firme vai predominar.
Centro-Oeste
Tempo instável, com possibilidade de chuva em boa parte da região, principalmente em Mato Grosso do Sul, que pode ser atingido por chuva forte e volumosa, devido ao avanço de uma frente fria.
São esperados volumes em torno de 50 mm no sul do estado, além de ventos, raios e granizo.
No centro-norte de Goiás, Distrito Federal e nordeste de Mato Grosso, o tempo é firme e ensolarado.
Nordeste
O tempo firme persiste na região, sob efeito de uma massa de ar seco e quente. As altas temperaturas, acima de 40 °C, ainda se destacam.
Nordeste
Há expectativas de pancadas irregulares, rápidas e mal distribuídas na região. O volume de chuva pode chegar a 40 mm entre o Acre e o sudoeste do Amazonas. No Pará, contudo, são esperados volumes abaixo de 10mm.
Vale ressaltar que em boa parte da região, o tempo firme vai predominar.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.