A região do Matopiba (que engloba a Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins) está finalizando a colheita da safra de soja e, tudo indica que, o tempo vai colaborar nos próximos dias. Mais uma vez, como nos últimos dias, as chuvas mais intensas e volumosas estarão concentradas entre o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
Nas últimas 24 horas, a cidade de Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão, registrou 133 milímetros e o acumulado mensal já chega a 512 milímetros, volume 60% maior que a média de abril. Já nas áreas mais ao sul do estado, onde se concentram grande parte das lavouras, o acumulado previsto é bem inferior. Em Balsas, por exemplo, a previsão é de apenas 25 milímetros nos próximos dias.
Na Bahia, principalmente no oeste do estado, o tempo firme predomina ao longo dos dias por conta de uma massa de ar seco que segue estacionada sobre a região.
Quarta-feira, dia 22
Pouca coisa na região e a chuva ainda afeta boa parte dos estados, desde o Maranhão até Pernambuco. Atenção redobrada devido aos altos volumes de chuvas previstos. Nas áreas agrícolas da Bahia o tempo segue seco.
Quinta-feira, dia 23
O tempo firme persiste no centro da Bahia e desta vez, de forma pontual, no Piauí e no interior de Pernambuco com o avanço da massa de ar seco. No entanto, a área de tempo firme ainda é menor quando comparada à área de chuva prevista no Nordeste. De novo, volumes significativos e potencial de transtornos entre Ceará, metade norte do Piauí e metade norte do Maranhão.
Nos próximos dias
A chuva ainda deve persistir em boa parte do Nordeste. Até o final desta semana, volumes expressivos ainda devem ser registrados desde o Maranhão até o leste nordestino.