A transição de fevereiro para março será caracterizada por invernada em parte do Sudeste e Centro-Oeste e tempo seco mais uma vez no Sul do Brasil. Esse tempo mais firme vai favorecer a colheita da safra de soja 2019/2020 no Paraná. Uma massa de ar seco predominará e deixará o céu aberto para as atividades de campo.
As chuvas só vão retornar de forma mais significativa na segunda quinzena de março, o que pode deixar alguns produtores de milho segunda safra mais apreensivos por conta da falta de umidade.
No entanto, depois disso, a chuva se espalha no fim de março e em diversos episódios de abril, fazendo diferença para o bom desempenho da segunda safra de milho no segundo maior estado produtor do grão.
Tempo seco ainda preocupa produtores gaúchos
A chuva que aconteceu no Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas não foi suficiente para reverter o déficit hídrico acumulado nas lavouras desde novembro do ano passado. As frentes frias passaram rapidamente pelo estado e no último episódio a chuva não chegou a ter nem 10 milímetros acumulados em algumas áreas.