Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RISCO DE TRANSTORNOS

Tempo instável marca o fim de semana; confira a previsão para cada região

Pancadas de chuva se espalham por São Paulo, sul de Minas e pelo Triângulo Mineiro devido a cavados em altos e médios níveis da atmosfera

Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do Brasil neste fim de semana:

Sábado (3)

Sul

O fim de semana vai começar com tempo instável em partes da região Sul do Brasil devido à formação de cavados em médios níveis da atmosfera, mas a chance de chuva é pequena e irregular no noroeste gaúcho, em Santa Catarina e pontos do Paraná.

De modo geral, são esperadas chuvas isoladas e com volumes em torno de 5 mm.

Por outro lado, o maior destaque se torna o maior predomínio do sol e o aumento do calor na região devido a aproximação de uma intensa onda de calor que tem atuado sobre a Argentina.

Sudeste

Pancadas de chuva se espalham por São Paulo, sul de Minas e pelo Triângulo Mineiro devido a cavados em altos e médios níveis da atmosfera, mas, de modo geral, chuvas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor.

Vale ressaltar que volumes elevados podem atingir grande parte do estado paulista, do litoral ao norte, e não se descarta o potencial para transtornos relacionados a alagamentos em várias cidades.

Já nas demais áreas do Sudeste, a expectativa é de sol e muito calor nos próximos dias.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva são esperadas entre Mato Grosso e Goiás neste sábado devido às instabilidades em altos níveis da atmosfera que podem gerar volumes elevados nos dois estados. No entanto, o maior destaque vai para o noroeste mato-grossense com potencial de volumes em torno de 50 mm, não se descartando o potencial para transtornos.

No nordeste goiano e no Distrito Federal, não há previsão de chuvas, assim como na maior parte de Mato Grosso do Sul com predomínio de sol e calor intenso.

Existe uma pequena chance de chuva apenas no norte do território sul-mato-grossense, mas de maneira isolada e sem volumes significativos.

Nordeste

O tempo firme persiste sobre a maior parte do Nordeste neste sábado, com predomínio de sol e calor intenso, especialmente em áreas do Ceará e do Rio Grande do Norte, que vem registrando temperaturas acima dos 38 °C por dias consecutivos.

Enquanto isso, tem previsão de chuva e até mesmo volumosa sobre o estado do Maranhão por conta de instabilidades tropicais, não se descartando o risco para transtornos pontuais relacionados a alagamentos.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas sobre a maior parte da região Norte neste sábado devido a combinação de várias instabilidades, além do calor e da umidade presente na região.

O volume pode ser expressivo em partes de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e norte do Tocantins, não se descartando o potencial para transtornos.

Em contrapartida, o tempo continua seco, ensolarado e muito quente em Roraima.

Domingo (4)

Sul

Pancadas de chuva podem ser registradas em pontos diferentes no Sul do Brasil neste domingo por conta de instabilidades em altos níveis da atmosfera, mas de modo geral, são esperados baixos acumulados desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.

Na metade sul gaúcha, assim como no oeste paranaense, a chance de chuva é bem menor e o predomínio de sol garante as temperaturas mais elevadas.

Sudeste

Pancadas de chuva se espalham pelo Sudeste neste domingo, mesmo que de maneira rápida e intercalada com períodos de sol e calor. O volume tende a ser mais significativo sobre o estado de São Paulo e não se descarta a ocorrência também de temporais devido ao calor.

Centro-Oeste

O tempo seco e muito quente persiste sobre a maior parte de Mato Grosso do Sul, enquanto que pancadas de chuva ainda podem se espalhar pela maior parte do Centro-Oeste.

Aliás, volumes elevados ainda podem atingir a metade norte mato-grossense por conta de instabilidades mais localizadas. Com isso, há potencial para transtornos.

Nordeste

Pouca coisa muda e a chuva continua mais concentrada sobre o Maranhão em razão de instabilidades tropicais que podem gerar volumes acima dos 30 mm.

Na faixa norte nordestina pode chover, mas de maneira irregular, rápida e com baixos acumulados. Já na maior parte da Bahia, o tempo firme vai predominar.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas em boa parte da região neste domingo por conta de instabilidades tropicais, mesmo que sejam rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor, garantindo a sensação de tempo abafado.

Volumes elevados podem atingir o oeste do Amazonas, o sul de Rondônia e também o norte do Tocantins.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile