Segunda-feira, 20
Sul
Tempo seco em praticamente toda a região Sul do país. Novamente há condições para formação de neblina/nevoeiro desde a campanha gaúcha até o leste do Paraná, já a chuva, somente em forma de garoa no litoral norte de Santa Catarina e do Paraná, por conta da entrada de umidade do oceano. Mas, falando no tempo seco, já são 241 municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul, estado que mais vem sofrendo com a estiagem consolidada desde dezembro de 2019.
Além disso, a falta de chuva fez com que a condição hidrológica atingisse níveis críticos de disponibilidade hídrica em diversas bacias gaúchas. Situação bastante complicada para abastecimento, geração de energia e agricultura do estado. O calor aumenta no interior dos três estados e às tardes podem registrar baixa umidade relativa do ar.
Sudeste
O tempo firme continua prevalecendo em praticamente todo o Sudeste do país, isso por conta de uma massa de ar seco que dificulta a formação de nuvens de chuva. A chuva fica restrita ao oeste e Triângulo Mineiro, mas ainda assim de forma muito isolada e pontual. Pela manhã, temperatura amena e frio principalmente no sul de Minas Gerais, já no leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, eventual formação de nevoeiro. À tarde o sol predomina em todos os estados, a umidade relativa do ar começa a cair no interior de São Paulo.
Centro-Oeste
Segue com tempo seco sobre grande parte de Mato Grosso do Sul devido à presença de uma massa de ar seco que predomina em grande parte do centro-sul do país. Mas, temporais ainda são esperados sobre o oeste de Goiás e sul do Mato Grosso, que apesar de não apresentarem característica volumosa, podem ocorrer com forte intensidade e vir acompanhados por trovoadas isso por conta de um sistema de baixa pressão atmosférica. No Distrito Federal, chuva isolada à tarde.
Nordeste
As instabilidades diminuem no início desta semana pelo Nordeste. Com isso, os altos volumes diminuem e ficam mais restritos ao estado do Ceará e oeste do Maranhão. Nas demais áreas. Pode chover de forma isolada por conta do calor e alta umidade. Pelo sertão nordestino, chove forte, mas de maneira isolada, com exceção do centro e oeste da Bahia, onde o tempo vai ficar firme e apenas com variação na nebulosidade. Já no leste da Bahia, incluindo Salvador, Ilhéus e Recôncavo Baiano, chances para chuva ganhando intensidade e acumulados.
Norte
A semana começa com tempo bastante instável na região. Volumes expressivos devem ser registrados pelo Pará e Oeste do Amazonas, com os maiores valores ocorrendo na divisa entre os dois estados. O tempo firme deve predominar apenas no Acre por conta da massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Além disso, há chance de nevoeiros durante a madrugada e manhã, também em Rondônia, por conta da alta umidade e tempo firme.
Terça-feira, 21
Sul
Não há previsão de chuva em nenhum ponto da região Sul. A situação segue muito parecida com os últimos dias: tempo seco com manhãs mais amenas, eventual formação de nevoeiro (desta vez, no leste de SC e do PR) e tardes quentes, podendo registrar temperaturas acima de 30º C em pontos do oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A atenção para queda na umidade relativa do ar ainda deve ser mantida em toda a região.
Sudeste
Pouca coisa muda durante esta terça-feira, o tempo firme ganha força em praticamente toda a região, se chover, é somente de forma muito isolada no Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais, interior de São Paulo e no Rio de Janeiro, manhãs amenas e tardes quentes; no leste de São Paulo também não chove, o sol prevalece mas as temperaturas durante a tarde são mais amenas. Umidade relativa do ar em queda no interior da região, sobretudo em Minas Gerais e em São Paulo.
Centro-Oeste
O Sol predomina na maior parte do dia em toda a região. Sobre grande parte de Mato Grosso do Sul, sem chances chuva, com exceção de áreas mais ao norte do estado onde há chances para pancadas rápidas e isoladas, assim como em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, lo que vale ressaltar é que a chuva não é abrangente, pode ocorrer em algumas cidades, isso por conta do calor com umidade; além disso, a chuva é passageira e sem grandes acumulados.
Nordeste
O litoral norte volta a sofrer influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) causando grandes volumes em várias cidades além de chuvas fortes e com trovoadas. A circulação dos ventos também traz mais umidade para a Bahia, que também deve receber grandes volumes de chuva. Tempo mais firme apenas na faixa oeste do estado, mas ainda são esperadas chuvas isoladas.
Norte
Nesta terça, a expectativa é de chuva sobre toda a região Norte devido a atuação de várias instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Volumes expressivos devem ser registrados em Roraima assim como Belém e nordeste do Pará. Além disso, chuvas fortes ocorrem também sobre o Acre e Tocantins. Tempo segue instável ao longo da semana, com bastante calor ao longo do dia e pancadas fortes a tarde.