CALOR INTENSO

Tempo seco e quente! Sistema de alta pressão ganha força e chuva diminui

As exceções são o Rio Grande do Sul, estados das regiões Norte e a costa do litoral nordestino informa a Climatempo

calor, quente, previsão do tempo, janeiro, El Niño Paraná
Foto: Freepik

O instituto Climatempo divulgou um boletim informando que a atuação de um sistema de alta pressão deve manter o predomínio de tempo firme em praticamente todos os estados da região Sudeste. Sendo assim, o calor ganha força e segue sendo destaque em todas as capitais, com chance para recorde na cidade do Rio, com 40 °C, em São Paulo, com 34 °C e em Vitória, com 37 °C.

Esse sistema impede a formação de instabilidades. O estado de São Paulo terá muito sol, pouca nebulosidade e calor. A capital paulista pode registrar ao longo da semana recordes para o ano de 2025. A Climatempo prevê máxima de 35 °C. No interior, as máximas podem variar em torno de 35 a 37 °C. Litoral não tem previsão de chuva e as máximas ficam acima de 30 °C.

Onde chove

Uma frente fria avança sobre a costa do Rio Grande do Sul e reforça as instabilidades sobre o estado. Ainda no período da manhã, condições para alguns núcleos de chuva sobre áreas da Campanha Gaúcha, Fronteira Oeste, Sul, Região Central e Região Metropolitana.

No decorrer das horas, os termômetros devem seguir apresentando elevação mais significativa e o tempo fica abafado – a chuva também ganha força entre o final da manhã e durante a tarde, com ALERTA para temporais, inclusive na grande Porto Alegre.

Em Santa Catarina, a semana começa sob condição de tempo mais aberto, marcado pela presença de sol entre algumas nuvens. A partir da tarde de hoje (17), as instabilidades associadas à frente fria avançam sobre o estado catarinense, que fica em atenção para chuva forte; risco para alguns temporais no sul e no litoral sul catarinense.

No Paraná, as condições são semelhantes: sol entre nuvens em boa parte do dia, e chuva sobre áreas do sul paranaense entre o fim da tarde e início desta noite.

Na Região Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade continuam provocando algumas pancadas de chuva sobre a Região. Áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás terão muito calor, com condições de chuva à tarde que pode vir com força e acompanhada por raios.

Chuva no litoral

No Nordeste, a ZCIT e a circulação de ventos marítimos sobre a costa vão continuar estimulando a formação de nuvens carregadas sobre a costa norte e leste da região. Áreas do sertão e agreste com predomínio de sol e muito calor.

Na região Norte, as instabilidades continuam atuando sobre todos os estados. Destaque para a condição de chuva mais pesada entre Amazonas, Pará, Acre e Rondônia com alerta de temporais. No Amapá, a chuva segue associada à aproximação da ZCIT e há risco de volumes elevados e chuva frequente em Macapá.