Mesmo em um período de El Niño, a região Nordeste vem registrando chuva acima da média em diversos municípios. Em Teresina (PI), o total de chuva entre os dias 18 e 20 de fevereiro foi de aproximadamente 111 milímetros. Desde o início do mês, a capital do Piauí acumulou 252,2 milímetros, 8% acima da média normal para fevereiro, que é de 234 milímetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Nesta quinta-feira (22), o tempo segue fechado e chuvoso, ainda com alerta para o sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. A persistência da chuva deixa o potencial de transtornos alto.
O tempo nas outras regiões do Brasil
Na região Sudeste, o tempo é instável no norte e leste de Minas Gerais, assim como no interior do Espírito Santo, onde também existe alerta por conta do solo saturado de água.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, pancadas podem vir com força já entre o fim da manhã e o começo da tarde, em decorrência do aumento da umidade.
No Brasil central, a chuva forte ainda está concentrada no Distrito Federal, centro-norte de Goiás e no norte e leste de Mato Grosso. Nas demais áreas do Centro-Oeste, podem ocorrer pancadas mais irregulares à tarde.
Já na região Norte, há chance de pancadas mais fortes no Acre e em Rondônia, assim como muita chuva no Tocantins, com condições de tempo fechado em Palmas e risco de temporal.
O tempo fica seco no extremo norte do Brasil e em boa parte da região Sul . “Chove de forma passageira apenas no litoral gaúcho e no sul catarinense. Mas no fim de semana vamos ter a chegada de uma frente fria”, afirma o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.