O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma nova rodada de temporais neste fim de semana, com previsão de chuvas volumosas, granizo e ventos fortes que podem ultrapassar 100 km/h.
Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, esse cenário será provocado pela atuação de um cavado na região, área de instabilidade e baixa pressão na atmosfera, intensificado pela formação de um ciclone e uma frente fria.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Os temporais devem começar a partir de domingo (18), afetando inicialmente o sul do estado e se estendendo até terça-feira (20), com a situação mais crítica esperada entre os dias 21 e 25 de agosto.
A previsão indica volumes de chuva que podem variar entre 100 e 200 mm, principalmente na fronteira com o Uruguai, tornando as condições adversas para atividades agrícolas.
Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme deve durar até quarta-feira (21), quando as chuvas começam a avançar para essas regiões. O restante da semana deve ser marcado por chuvas intensas, dificultando operações agrícolas.
Tempo nas outras regiões
Nesta sexta-feira (16), o sol predominará no Sudeste, com temperaturas chegando a 35 ºC no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro.
No Centro-Oeste, o tempo segue quente e seco, com máximas próximas a 39 ºC em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Nordeste, as chuvas permanecem concentradas na faixa litorânea, com temperaturas elevadas no Maranhão e Piauí.
No Norte, Rondônia pode receber temporais, aliviando focos de incêndio, mas ainda não será suficiente para reverter o déficit hídrico.