A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) permanecerá atuando sobre parte do país nesta sexta-feira (16). Conforme a previsão do tempo, ela se fará presente em quatro das cinco regiões brasileiras: Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste.
+ La Niña pode persistir até o verão de 2023
A chuva nas regiões afetadas será volumosa. Além disso, os acumulados serão acompanhados por temporais e ventanias, com destaque para o norte mineiro, Mato Grosso, Goiás e entre o Tocantins e todo o interior do Nordeste. Nesses pontos, as condições são favoráveis para queda de granizo. Dessa forma, os municípios dessas áreas devem ficar em alerta para tempestades e acumulados elevados de chuva.
Para esta sexta, chuva forte, com volumes expressivos, são aguardados para o Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Condição essa que, segundo a Climatempo, será causada pela combinação do calor, alta umidade e instabilidades causadas pela presença de uma baixa pressão atmosférica e circulação da Alta da Bolívia.
Deslocamento da frente fria
Em Santa Catarina e no Paraná, o deslocamento de uma frente fria será responsável pelas pancadas pontualmente fortes, com os maiores acumulados sendo para a faixa leste entre os dois estados. Em grande parte de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do sul de Minas Gerais, a circulação de ventos favorece a formação de nuvens carregadas. Tais condições são favoráveis para trovoadas e temporais.
No Rio Grande do Sul, o tempo firme predominará, na sexta-feira (16), apenas na Fronteira Oeste, na região da Campanha, no centro e e no noroeste gaúcho. Tempo firme também previsto para o extremo oeste de Santa Catarina, o extremo noroeste do Paraná, o sul de Mato Grosso do Sul, o noroeste de São Paulo e no interior entre o Rio Grande do Norte e Sergipe.
ZCAS e temporais em parte do Brasil
A ZCAS persiste até o próximo domingo (18), deixando o tempo muito instável, o que gera preocupação nas áreas do centro-norte brasileiro. A chuva será bem forte e os acumulados serão altos em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, no Amazonas e no Pará. A chuva aumenta no Sudeste por causa do deslocamento da frente fria.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.