A sexta-feira (24) será marcada pelas instabilidades no Brasil. De acordo com a previsão do tempo da Climatempo, a chuva vai cair em pontos espalhados pelas cinco regiões. A tendência é de temporais, granizo e nebulosidade.
+ Chuva em excesso atrapalha colheita em quatro estados
Os temporais, por exemplo, são aguardados para o Sul, o Norte e o Nordeste. Na área nordestina, a saber, a meteorologia indica que as tempestades devem ficar concentradas na faixa que se estende do norte maranhense ao território potiguar. Alerta, inclusive para risco de transtornos — além de nebulosidade.
No Sudeste, a circulação de vento tende a provocar o aumento da chuva no Triângulo Mineiro e em áreas de São Paulo, estado que no último fim de semana sofreu com elevados acumulados no litoral norte, com mais de 40 mortes em decorrência de deslizamentos, desmoronamentos e alagamentos.
Por outro lado, a Climatempo reforça que há possibilidade de queda de granizo no Centro-Oeste. Essa previsão se dá, sobretudo, em Goiás e Mato Grosso do Sul. Além disso, esse fenômeno climático deve ser acompanhado por registros de trovoadas.
Previsão do tempo com temporais, granizo e nebulosidade
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para esta sexta-feira (24) para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo, que informa: vai ter temporais, nebulosidade e risco de queda de granizo.
- Sul
Chuva podendo começar desde cedo, devido a atuação de um cavado entre Argentina e Uruguai. Chove em toda a Região e as pancadas intercalam períodos de sol e melhora. Chuva com potencial de temporais localizados.
- Sudeste
A circulação dos ventos provoca o aumento da chuva entre o oeste e noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Mesmo assim, dia de sol e calor, com pancadas intercalando melhoria. Chove à tarde no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e no sul do Espírito Santo.
- Centro-Oeste
As pancadas de chuva voltam a ganhar intensidade em Goiás e em todo o estado de Mato Grosso do Sul, com potencial de mais trovoadas e granizo, além de acumulados elevados (em especial do centro sul e leste do sul-mato-grossense e no centro-sul goiano), dado o aumento da chuva decorrente das formação de uma baixa pressão atmosférica e um grande cavado no sul do Brasil. O calor continua em toda a região. Em Brasília e Cuiabá, as pancadas são mais típicas de verão, com raios e ventos no fim da tarde.
- Nordeste
O potencial de temporais e transtornos aumenta desde o norte e litoral do Maranhão até o norte do Rio Grande do Norte. Muita chuva e variação de nebulosidade. Pancadas localizadas no litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Tempo firme nas áreas centrais da Bahia.
- Norte
Instabilidades ainda persistem entre o norte e litoral do Pará e o Amapá. Pancadas de chuva nas demais áreas, com bons períodos de sol e calor. O risco de temporais continua alto.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.