Tempo

Temporais com granizo são esperados nesta quarta-feira; veja onde

Pelo menos quatro das cinco regiões do Brasil devem registrar temporais no meio desta semana; diversos sistemas climáticos atuam

Sul

Atenção às mudanças no tempo no Rio Grande do Sul, com a formação de um sistema frontal, composto por uma frente fria e um ciclone extratropical entre o Uruguai e o estado. O sistema provoca chuva volumosa e temporais fortes no território gaúcho, especialmente nas áreas de fronteira e Campanha, onde as rajadas de ventos devem passar de 90 km/h e há condição para quedas de árvores e outros transtornos. Além disso, nessas áreas tem chuva a qualquer hora do dia.

Chuva forte e temporais, com ventos de 70km/h, são esperados também nas demais áreas do Sul do país, mas de maneira mais localizada e em forma de pancadas, após um dia quente.

Sudeste

Mais uma vez o calor predomina, com pancadas de chuva em São Paulo e em parte de Minas Gerais, como o sul e o Triângulo Mineiro. Trata-se da ação de instabilidades formadas em médios e altos níveis da troposfera, em conjunto com as altas temperaturas. A chuva é isolada, mas pode ser forte e causar transtornos pontuais. No oeste paulista, tem previsão de temporais com queda de granizo eventual. Além disso, há ventos moderados em São Paulo e ao longo das praias do Rio de Janeiro.

Tempo firme predomina em boa parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte e leste de Minas.

Mesmo nas áreas com chuva, segue a sensação de abafamento no Sudeste.

Centro-Oeste

Os temporais ganham força no sul de Mato Grosso do Sul, especialmente na fronteira com o Paraguai, inclusive com potencial para queda de granizo pontual. Deve-se a um corredor de umidade da Amazônia, instabilidades associadas à Alta da Bolívia e também a um Vórtice Ciclônico de Níveis Médios. Além disso, tem previsão de ventos de até 70 km/h.

Em outras áreas do Centro-Oeste, segue a condição para calor e chuva em forma de pancadas isoladas, com trovoadas, mas grandes acumulados.

Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia parte do norte da região e provoca chuva volumosa pelo Maranhão. Deve chover ainda entre norte do o Piauí e Ceará, assim como toda a faixa leste nordestina, mas com acumulados menos significativos.

No interior baiano, sul do Piauí e interior de Pernambuco, o tempo firme persiste mais uma vez e tem previsão de sol e muito calor, além de índices de umidade relativa do ar mais baixos.

Norte

Os maiores acumulados de chuva são esperados no leste do Amazonas, Pará e Amapá, com condição para temporais isolados no decorrer do dia. No Acre, Rondônia e Tocantins, também deve chover, mas de maneira isolada e com baixos volumes. Mas, mesmo com o tempo instável, a sensação é de abafamento.

Tempo firme predomina ainda em boa parte do estado de Roraima.