Saiba como o clima irá se comportar nesta terça-feira (4) em todas as regiões do Brasil:
Sul
O tempo firme predomina em toda a região Sul com o avanço da massa de ar seco e, apesar do tempo seco, as temperaturas vão subindo devido aos ventos que sopram do Norte, diminuindo assim o potencial para novas geadas.
Sudeste
O tempo firme também predomina no Sudeste, e a expectativa é de sol ao longo do dia. Pela manhã ainda faz muito frio no sul mineiro e não se descarta a ocorrência de geadas muito pontuais, como em Maria da Fé – com mínimas em torno de 2°C.
Centro-Oeste
Assim como nas outras regiões, a expectativa é de sol, poucas nuvens e elevação das temperaturas.
Nordeste
O tempo firme se mantém sobre a maior parte da região por conta da massa de ar seco. As chuvas ficam cada vez mais costeiras devido às ondas de leste. De modo geral, são esperadas chuvas isoladas e sem grande volume.
Norte
No Amazonas, Acre e Rondônia até o sul do Pará e todo o Tocantins, a estimativa é de tempo firme. Enquanto isso, pancadas de chuva ainda se espalham pela porção norte por conta das instabilidades tropicais que podem provocar volumes expressivos no norte de Roraima.
Próximos dias
Uma frente fria se aproxima do Sul do Brasil, trazendo chuvas intensas e possibilidade de transtornos. A Região Metropolitana de Porto Alegre, no nordeste gaúcho, está entre as áreas mais afetadas, com acumulados de chuva entre 40 e 70 mm. Além disso, previsão de precipitações significativas nas regiões costeiras do Nordeste, como litoral de Alagoas e Pernambuco, com volumes acima de 45 mm. No Norte do país, instabilidades tropicais podem gerar altos acumulados no noroeste do Amazonas, norte de Roraima e metade leste do Amapá, com volumes variando entre 45 e 70mm ao longo de cinco dias. No entanto, a maior parte do Brasil, especialmente o Sudeste e o Centro-Oeste, ainda enfrenta tempo seco.
_______
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.