Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DESTRUIÇÃO

Tornado provoca estragos no oeste do Paraná; veja imagens

O tornado, segundo o Simepar, foi categorizado preliminarmente como um do tipo F2, que caracteriza ventos de até 250 km/h

cascavel, tornado
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel

Cascavel, no oeste do Paraná, foi atingida por um tornado na manhã desta quarta-feira (4).

O evento meteorológico, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), foi categorizado preliminarmente como um do tipo F2, que caracteriza ventos de até 250 km/h.

O tornado atingiu a cidade por volta das 6h, causando uma série de danos em diferentes bairros.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, foram registrados destelhamentos, quedas de árvores e postes, e falta de energia elétrica.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, sobrevoou a cidade para verificar os pontos mais afetados. Segundo o gestor municipal, a prioridade agora é agilizar o atendimento das famílias.

“A orientação é agilidade no atendimento e, principalmente, detectar se tem alguma casa que corre o risco de desabar, algum muro, e se tiver evidentemente, que tirar essas pessoas do local, faremos isso”, disse Paranhos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nei Haveroth, informou que a prefeitura está trabalhando na desobstrução de ruas.

Prejuízos provocados pelo tornado

Segundo o secretário, o estrago foi considerável, mas o levantamento dos prejuízos ainda está na fase inicial.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Cascavel, tenente-coronel Rogério Lima de Araújo, diz que iniciou a distribuição de lonas logo após o temporal.

“No momento, nós estamos com 12 guarnições do Corpo de Bombeiros atendendo a população nesses bairros. Mas claro, soma-se a isso, as equipes da Defesa Civil, do Meio Ambiente, da Guarda Municipal também, ou seja, no total nós passamos de 20 equipes atendendo a população”, diz.

Boa parte da cidade está sem energia elétrica e os semáforos estão desligados, por isso a orientação é para redobrar atenção e também há fios soltos nas ruas.

Além disso, por conta do temporal, o telefone 199 da Defesa Civil está inoperante. O Corpo de Bombeiros também informou que o 193 não está funcionando. A corporação disponibilizou como contato alternativo o WhatsApp 3220-0005 e os telefones 3324-7984, 3227-4967 e 3324-8574.

Sair da versão mobile