O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Rio de Janeiro emitiu um alerta para chuvas intensas nos próximos dias.
A previsão indica que algumas áreas podem registrar acumulados de até 200 mm em 24 horas, o que representa um grande risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área.
A chegada de uma frente fria agrava a situação, elevando os índices pluviométricos para até 49,9 milímetros por hora nas próximas horas e ultrapassando 50 milímetros por hora na madrugada de sexta-feira.
A expectativa é que essa chuva intensa esteja acompanhada de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.
O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta manhã que vai dobrar o efetivo de militares de serviço no Corpo de Bombeiros nas áreas onde há maior probabilidade de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos: as regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense.
Alerta de chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que vai chover forte nos próximos dias no Sudeste do Brasil.
O órgão emitiu um alerta válido até o domingo (24).
São esperadas chuvas com índices superiores a 60 mm/hora ou mais de 100 mm/dia, acompanhadas por ventos com velocidades acima de 100 km/h.
Em São Paulo, especialmente no litoral norte, a história não será diferente.
A frente fria, que marca o início do outono, chegará na quinta-feira trazendo ventos fortes e uma queda acentuada na temperatura.
A região de Ubatuba, por exemplo, pode enfrentar chuvas graves, com previsão de acumulação de até 250 mm até domingo.
Diante dessa atenção preocupante, é essencial que a população esteja preparada para lidar com os possíveis impactos das chuvas intensas esperadas nos próximos dias.