Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão de chuvas para as próximas duas semanas no Brasil.
De acordo com o órgão, há risco de chuvas intensas, com acumulados que podem ultrapassar 130 mm, em áreas das Regiões Norte e Nordeste.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Nesta semana (13 a 20 de maio), a combinação de calor e alta umidade deve provocar pancadas de chuvas no Norte.
Na região, os volumes podem superar 60 mm, com possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas.
No Nordeste, as chuvas mais fortes devem ocorrer no norte do Maranhão, com acumulados acima de 70 mm. Na costa leste da região, há previsão de chuvas entre 20 e 40 mm.
Chuvas na próxima semana
De acordo com o Inmet, a segunda semana de maio (21 a 29) será marcada por chuvas intensas no Norte do país.
Os maiores acumulados estão previstos para o centro-norte do Amazonas, oeste do Acre, Roraima, oeste do Pará e Amapá.
Nestas regiões, as precipitações podem ultrapassar os 70 mm, segundo o instituto meteorológico.
No Nordeste, pancadas de chuva podem superar 40 mm no norte do Maranhão, Piauí e na faixa leste da região.
Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de tempo seco e quente na maior parte da região, com exceção de algumas áreas do leste do Sudeste, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.
No Sul, há chance de pancadas de chuva no início da semana em Santa Catarina e Paraná, devido a um sistema frontal. A partir do dia 17, outro sistema frontal deve trazer volumes de chuva mais expressivos, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento.
Temperaturas acima dos 30°C nos próximos dias
De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas podem superar os 30°C na maior parte do país a partir do dia 16 de maio (quinta-feira). As áreas mais afetadas serão as Regiões Centro-Oeste e Norte, com picos próximos aos 38°C em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nas Regiões Sul e Nordeste, as temperaturas serão mais amenas, com máximas em torno de 32°C.
No dia 15 de maio, as temperaturas mínimas podem ser inferiores a 22°C no leste de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Uma massa de ar frio associada a um sistema frontal pode ocasionar queda nas temperaturas na Região Sul, com mínimas abaixo de 6°C em áreas serranas e possibilidade de geada entre os dias 14 e 16, com maior intensidade no dia 15.
Nas demais regiões do país, as temperaturas mínimas podem ficar acima de 24°C, especialmente nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O Inmet alerta para a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site do instituto.