O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em diversas áreas do Brasil nas próximas semanas.
A previsão do tempo indica que o volume de chuva pode ultrapassar 80 mm em várias regiões, principalmente no centro-norte do país.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A combinação de calor, alta umidade e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no extremo norte do Brasil são os principais responsáveis pelo fenômeno.
Segundo o Inmet, as fortes chuvas podem ocasionar transtornos, como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
Além disso, o Inmet alerta para temperaturas elevadas em várias regiões do Brasil nas próximas semanas, com máximas superiores a 35°C em muitos lugares, especialmente no centro-sul do país.
Previsão do tempo até o dia 2 de abril
- Região Norte: pancadas de chuva em toda a região, com volumes superiores a 80 mm em áreas do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá. Possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas.
- Região Nordeste: pancadas de chuva, podendo ser localmente fortes no centro-norte e leste da região, com volumes superiores a 70 mm.
- Região Centro-Oeste: chuva com um pouco mais de regularidade, com totais de chuva que podem ultrapassar 80 mm em Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, a chuva deve ser irregular, com total em torno de 40 mm.
- Região Sudeste: diminuição no volume e intensidade da chuva, com pancadas de chuva isoladas em áreas de Minas Gerais e São Paulo, mas que podem ser localmente fortes no noroeste de São Paulo, triângulo mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
- Região Sul: tempo quente e seco, mas a partir do dia 31/03, previsão de pancadas de chuva no extremo sul da região, especialmente no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
Tempo de 2 de abril até 10 de abril
- Região Norte: acumulados maiores que 70 mm em grande parte da região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, volumes de chuva inferiores a 50 mm.
- Região Nordeste: chuva em forma de pancada, podendo superar 80 mm no interior da região e ser localmente forte. Nas demais áreas, menores acumulados de chuva.
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes e superar 80 mm. A chuva deve ser mais intensa nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.
- Região Sul: chuva maior que 80 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, volumes menores.