SAIBA JÁ!

Vai ter chuva no feriado da Páscoa? Spoiler: frente fria vem aí

Saiba como vão ficar as condições do tempo na sexta-feira (29), sábado (30) e domingo de Páscoa (31) em cada região do Brasil

O mês de março de 2024 termina com um fim de semana prolongado por causa do feriado da Páscoa. Confira as condições do tempo para a sexta-feira (29), sábado (30) e domingo de Páscoa (31) em cada região do Brasil, na análise da Climatempo.

Sul

O fim de semana prolongado da Páscoa será com calor na região. O feriado termina com a chegada de uma frente fria.

A sexta-feira terá muitas nuvens, períodos com sol e condições para pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite na maioria das áreas da região. Pode chover com intensidade de moderada a forte . Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica no litoral gaúcho e vai estimular o aumento das condições para chuva. Deve chover nas três capitais.

No entanto, o sol deve predominar no sul/sudoeste do Rio Grande do Sul e no norte/noroeste do Paraná.

No sábado e no domingo, o sol vai aparecer forte na maior parte do dia nos três estados. Curitiba e o centro-leste do Paraná, o litoral catarinense e o Vale do Itajaí terão pancadas de chuva isoladas, que não devem se prolongar por muito tempo.

No domingo de Páscoa, uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul e há previsão de pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite, para o sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná.

Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre devem ter um domingo com sol.

Sudeste

O tempo fica úmido e quente na região nos últimos dias de março. Por isso, as condições para pancadas de chuva ainda são altas no feriado prolongado da Páscoa.

Na sexta-feira e no sábado, quase todas as áreas do Sudeste terão períodos com sol, calor, e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.

No oeste de São Paulo, região de Presidente Prudente, a sexta-feira será com tempo firme, sem chuva. No sábado, essa área terá pancadas de chuva a partir da tarde, mas as regiões das cidades paulistas de Ourinhos, Bauru, Avaré e Sorocaba devem ter um dia com predomínio de sol.

No sábado, atenção para o risco de chuva moderada a forte no Espírito Santo, no Rio De Janeiro, no centro, sul e oeste de Minas Gerais, incluindo as capitais Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na região de Grande São Paulo, o risco de chuva forte é baixo,

No domingo de Páscoa, o sol vai predominar no estado de São Paulo, mas algumas pancadas de chuva ocorrem à tarde no oeste/noroeste do estado.

Domingo com sol, calor e pancadas de chuva na maioria das áreas de Minas Gerais e em todo o Rio de Janeiro. Mas não deve chover no sul de Minas.

Atenção para o risco de chuva forte no Espírito Santo no domingo de Páscoa.

Centro-Oeste

A região continua com muito ar quente e úmido no feriado prolongado e, por isso, nuvens carregadas se formam com facilidade no período.

Na sexta-feira e no sábado, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e praticamente todo Mato Grosso do Sul terão períodos com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios especialmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte inclusive nas capitais Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Brasília.

Tanto na sexta como no sábado, o sul de Mato Grosso do Sul terá pouca chuva.

No domingo de Páscoa, o tempo fica menos instável no Centro-Oeste. Toda a região terá mais sol, mas as pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde, porém de forma mais isolada.

Nordeste

O feriado prolongado da Páscoa será com tempo instável por aqui. As condições para chuva são altas nos três dias, no litoral e no interior de todos os estados.

Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, mas na sexta-feira e no sábado, a chuva mais volumosa deve ocorrer no Maranhão e no Piauí. Na Bahia, o sol predomina no sábado no Vale do São Francisco. 

No domingo de Páscoa, o risco de chuva forte é maior no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no Piauí e no Ceará.

Na sexta-feira, atenção ao risco de chuva moderada a forte em São Luís, Teresina, João Pessoa, Recife e em Maceió. No sábado, o maior risco de chuva forte é em Teresina, em Recife e em João Pessoa.

No domingo, atenção com chuva frequente de Natal até Aracaju e risco de chuva forte em Teresina e São Luís.

Norte

Áreas de instabilidade vão continuar se formando sobre toda a região durante o feriado prolongado da Páscoa, por causa da grande disponibilidade de ar quente úmido. A zona de convergência intertropical ajuda a manter as condições para chuva.

O feriado prolongado da Páscoa será com tempo instável no Norte do Brasil. Todos os estados terão períodos com sol, muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, principalmente à tarde e à noite.

As condições para chuva aumentam até em Roraima, estado que começa a sair do seu período normal de seca.

Tanto na sexta-feira, no sábado, como no domingo de Páscoa, há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, Estas pancadas de chuva fortes podem cair também nas capitais.