Na esteira de fortes chuvas e tempestades localizadas, o Sul do Brasil se prepara para enfrentar um novo desafio meteorológico nos próximos dias: a possibilidade de geada.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio e seco está prestes a afastar a instabilidade da região, abrindo caminho para dias ensolarados, porém gelados.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
As áreas de instabilidade e a frente fria que causaram chuvas intensas e tempestades localizadas na terça-feira (16) dão lugar a uma massa de ar frio e seco que deve afastar a nebulosidade e trazer dias ensolarados a partir de quarta-feira (17).
No entanto, as noites e madrugadas serão de frio intenso, com temperaturas mínimas podendo chegar abaixo de 5°C, especialmente em áreas de baixada das serras.
Essa combinação de ar seco e frio, junto com as noites mais longas, cria condições propícias para a formação de geada.
O Inmet alerta para a possibilidade de geada fraca nas partes mais altas da serra e planalto dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no extremo sul do Paraná, entre os dias 18 e 20 de abril.
As áreas mais afetadas devem ser os Campos de Cima da Serra (RS), Planalto Sul Catarinense e áreas altas do Sul do Paraná.
A recomendação é que a população acompanhe de perto as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet, garantindo assim a segurança e o preparo adequado diante das condições climáticas adversas.