Baixa no noroeste da Argentina pode gerar instabilidades no oeste do Paraná e no sul de Mato Groso do Sul, onde não se descarta possibilidade de vendaval e granizo entre entre esta quinta (6) e sexta-feira (7). De acordo com a previsão do tempo, essas instabilidade devem passar por São Paulo e pelo sul de Minas Gerais da sexta para o sábado (8).
+ Chuvas levam mais duas cidades do Acre a decretar emergência
Nesse período, contudo, os maiores acumulados de chuva continuam na faixa do Norte e do Nordeste. Isso porque a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) seguirá atuante nessas duas regiões. No decorrer das próximas 24 horas, o município de Juruti (PA) deve receber, por exemplo, acumulados de 70 milímetros (mm). Nesse sentido, Grajaú (MA) deve contabilizar 60mm em volume.
No Sul, por outro lado, o destaque da vez da meteorologia é uma nova frente fria. Esse sistema deve chegar ao Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (12). Além disso, um ciclone extratropical deve se formar no oceano mais afastado da costa. Dessa forma, a passagem deve se restringir mais na porção sul do país.
Previsão para os próximos dias
Segundo a previsão do tempo para os próximos cinco dias, as chuvas ainda devem se concentrar no Norte e no Nordeste por causa da ZCIT. Mas as instabilidades também são indicadas para um ponto do Centro-Oeste. Conforme a meteorologia, os acumulados podem chegar aos 150mm no período. Tal condição se dará, sobretudo, em ao menos sete pontos do Brasil:
- Divisa entre Acre e Amazonas;
- Leste do Amazonas;
- Pará;
- Maranhão;
- Norte do Piauí;
- Sul de Rondônia; e
- Oeste de Mato Grosso.
Por outro lado, os próximos cinco dias serão de tempo ensolarado no centro-sul do Rio Grande do Sul. Assim, o mesmo está prevista para o centro-norte de Roraima, a Bahia e o nordeste de Minas Gerais.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.