Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MT EM ALERTA

VÍDEO: 'nuvem prateleira' gigante assusta moradores de Cuiabá

O fenômeno ocorre quando há o encontro de ar frio com ar quente e úmido, e pode ser sinal de granizo e ventos fortes

Nuvem prateleira Cuiabá
Foto: Arthur Nogueira/Divulgação

Uma nuvem prateleira, também conhecida como nuvem shelf cloud, assustou motoristas na última sexta-feira (22) em Cuiabá, capital de Mato Grosso.

O fenômeno foi flagrado pelo motorista Arthur Nogueira, que se espantou com a grandeza da nuvem e com a movimentação da mesma.

Confira o momento em que a nuvem gigante é capturada:

O que são ‘nuvens prateleiras’?

As nuvens prateleira, ou shelf clouds, são fenômenos que podem ocorrer de duas formas: com correntes intensas de ar frio, que descem de tempestades, ou a partir do avanço de uma frente, conforme explica o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

“O ar frio se desloca em uma velocidade maior quando comparado aos pontos mais altos da nuvens, formando uma espécie de ‘cuia’ em baixos níveis da atmosfera”, explica. “Essa ‘cuia’ avança e encontra ar quente e úmido, forçando o ar a subir mais rápido”.

De acordo com o especialista, quando o ar frio se encontra com o ar quente e úmido eles começam a rotacionar, dando a nuvem uma ‘forma de prateleira’.

“A formação da nuvem não causa impactos por si só, ela faz parte da característica de uma nuvem que pode causar tempo severo. Na maioria das vez pode ser um sinal de ventos fortes e queda de granizo, mas não necessariamente de chuva volumosa, quando ocorrer”, pontua Müller.

Mato Grosso em alerta meteorológico

A nuvem gigante foi capturada enquanto a maior parte do estado se encontra em alerta meteorológico laranja, quando há riscos de chuvas intensas, segundo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, do Inmet.

Os riscos potenciais esperados pelo instituto são chuvas entre 50 e 100 mm por dia, ventos intensos que podem chegar na casa dos 100 km/h, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta, que termina nesta terça-feira (26) às 10h, vale para grande parte de Mato Grosso, incluindo as regiões centro-sul, norte, nordeste, sudeste e sudoeste; também valendo para as demais regiões do Centro-Oeste do Brasil.

Veja algumas instruções recomendadas pelo Inmet em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

*Sob supervisão de Henrique Almeida

Sair da versão mobile