Saiba como o clima irá se comportar nesta quarta-feira (24) em todas as regiões do Brasil:
Sul
Pancadas de chuva persistem especialmente entre Santa Catarina e o Paraná nesta, mas ainda podem chover também no extremo norte do Rio Grande do Sul devido à permanência de um vórtice ciclônico em níveis médios da atmosfera e o jato subtropical.
O volume de chuva pode variar de 5 e 45 mm, não se descartando o potencial para transtornos entre o litoral norte catarinense e o litoral paranaense. Na maior parte do território gaúcho, o tempo firme ainda predomina.
Sudeste
Pancadas de chuva persistem sobre a maior parte do Sudeste com exceção do centro e oeste de São Paulo por conta da chegada de uma massa de ar seco.
Em contrapartida, a chuva ganha força sobre o centro norte de Minas Gerais e no Espírito Santo por conta da formação de um novo corredor de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), ligada a uma frente fria com centro de baixa pressão atmosférica na costa da região.
O volume de chuva pode ultrapassar os 50 mm facilmente, podendo atingir a casa dos 100 mm em cidades mineiras.
Centro-Oeste
Pancadas de chuva persistem sobre boa parte do Centro-Oeste devido ao avanço do sistema frontal e a formação de um corredor de umidade que pode gerar volumes entre 40 e 90 mm no centro norte de Mato Grosso e de Goiás. Há potencial para transtornos como alagamentos e erosão do solo.
Já em Mato Grosso do Sul, a condição de chuva passa a ser menor com o afastamento das instabilidades.
Nordeste
Pancadas de chuva são esperadas em boa parte do Nordeste, mas o destaque continua sendo o alto volume de precipitação esperado na Bahia e no sul do Piauí devido ao corredor de umidade associado a ZCAS ligada a uma frente fria com centro de baixa pressão atmosférica no oceano.
Acumulados entre 30 e 85 mm são esperados e não se descarta o potencial para transtornos. Já na faixa norte da região, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte, a condição de chuva é menor.
Norte
Pancadas de chuva são esperadas em boa parte da região Norte por conta de instabilidades tropicais, destaque para o alto volume de chuva no oeste do Amazonas, na metade sul do Pará e principalmente no Tocantins devido ao corredor de umidade associado a ZCAS.
Acumulados entre 30 e 85 mm são esperados, com chance de transtornos causados por alagamentos e deslizamentos de terra.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.